RPPN Pedra Cachorro


Agreste de Pernambuco, município de São Caetano, distante 160 quilômetros do litoral. Na paisagem seca da caatinga, destaca-se a Pedra do Cachorro, afloramento rochoso de 475 metros de altura - um grande desafio para aventureiros e amantes dos esportes radicais. Este é o cenário da terceira Reserva Particular do Patrimônio Natural de Pernambuco, uma propriedade de 23 hectares, dos quais 18 foram transformados em unidade de conservação.

O título de RPPN foi concedido pela Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) em junho de 2002, devido à bela paisagem natural encontrada na fazenda, além da diversidade da fauna e da flora da região. Após a titulação, o proprietário Guaraci Cardoso assinou um termo de compromisso, assumindo a responsabilidade pela preservação da reserva, um dos requisitos exigidos pelo Decreto Estadual nº 19.815/97, que regulamenta a criação de unidades de conservação de caráter particular em Pernambuco.

A biodiversidade da RPPN foi conferida pelos técnicos Catarina Cabral e Cristina Tavares, da CPRH e Aguinaldo Araújo, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, durante o processo de reconhecimento.

Além do valor paisagístico, o levantamento botânico da região, embora tenha sido realizado num curto período de tempo, identificou espécies como a catingueira, o araçá nativo e o angico-de-caroço, espécies de porte médio, presentes em fragmentos bem conservados da vegetação. Da rica fauna levantada na fazenda, destacam-se o tatu-bola e a onça-parda, espécies presentes na Lista Oficial de Animais Ameaçados de Extinção do País, publicada pelo Ibama.

A fazenda dispõe de alojamento para receber grupos de estudantes, pesquisadores e visitantes, mas o desenvolvimento do ecoturismo na fazenda depende da aprovação do plano de manejo da unidade de conservação, pela CPRH.

O proprietário da fazenda, um militar com experiência em sobrevivência na selva e na prática de esportes radicais, orienta os visitantes sobre condutas corretas para a visitação da área e envolve os vizinhos em programas de educação ambiental, com o objetivo de diminuir a caça e o desmatamento realizados no entorno. Em 2002, promoveu o I Encontro dos Amigos da Pedra, com a realização de limpeza das trilhas e exibição de vídeos ambientais.

Onde fica:

Pedra do Cachorro - São Caetano - PE

Como chegar:

Pela Rodovia BR 232, de Recife a São Caetano (153 Km). Da cidade, seguir em direção ao Distrito de Santa Luzia (estrada de terra) por 18 quilômetros até a entrada da reserva. Para marcar uma visita à Reserva Particular do Patrimônio Natural Pedra do Cachorro, basta entrar em contato com Guaraci Cardoso, através dos telefones (81) 3226 1997 / (81) 9639 6408. 
E-mails: guaracicardoso@hotmail.com / rppnpedradocachorro@bol.com.br
URL www.rppnpedradocachorro.hpg.ig.com.br