Home

Governador Paulo Câmara visita obras do novo laboratório de análises ambientais da CPRH

As obras da nova estrutura, erguida no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, tem prazo de conclusão previsto para o primeiro semestre do próximo ano.

Um desejo antigo, um sonho de longas datas que começou a virar realidade: a construção do novo laboratório professor Adaucto da Silva Teixeira, da Agência Estadual de Meio Ambiente. Em construção no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife, o local recebeu a visita do governador Paulo Câmara, acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e pelo diretor presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), José Bertotti e Djalma Paes, respectivamente, na manhã desta sexta-feira (10). O novo laboratório, previsto para ser concluído em abril de 2022, tem investimento total de R$ 3,4 milhões e está sendo construído com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

O laboratório irá beneficiar o Estado, por meio das análises de monitoramento das águas dos rios, praias (balneabilidade) e reservatórios. Quando estiver em pleno funcionamento, a CPRH vai poder comercializar os serviços de análises físico-químicas e bacteriológicas para a verificação da qualidade de água e de efluentes domésticos e industriais. Assim, parte dos recursos aplicados no custeio do laboratório de análises ambientais poderá ser recuperada com a prestação de serviços.

A estrutura possui espaços planejados que vão contribuir com a melhoria dos serviços prestados pela CPRH. "O laboratório vai nos dar condições, cada vez melhor, de cuidar do nosso meio ambiente, planejar melhor todas as práticas de sustentabilidade e avançar numa questão que para Pernambuco é crucial: temos que ter um desenvolvimento sustentável que acople tanto a questão econômica, social, mas que principalmente garanta um meio ambiente sustentável, e é nisso que estamos investindo", explicou o governador Paulo Câmara.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), José Bertti, lembrou que o laboratório da CPRH funciona em instalações modestas e ressaltou a parceria entre a secretaria de Recursos Hídricos, por meio da Compesa, e a pasta da qual é titular na concretização da obra de ampliação do laboratório. "Esse laboratório, inclusive, será certificado para garantir as análises de qualidade ambiental que são realizadas pela CPRH em Pernambuco, e que vai trabalhar junto com todos os empreendimentos auxiliando no trabalho de fiscalização, monitoramento das licenças ambientais para que as nossas empresas que fazem aqui os investimentos apresentem os resultados do ponto de vista das emissões que são feitas e a gente faça a parte das fiscalizações", pontuou. 

Na opinião do diretor presidente da CPRH, Djalma Paes, a unidade laboratorial será mais moderna e será de fundamental na melhoria das análises da qualidade de água em Pernambuco. "Estamos com todos os equipamentos mobiliários e computadores. Estamos construindo um laboratório com tudo que há de mais moderno pra que não seja preciso fazer analises fora do Estado, como aconteceu no caso do petróleo em nossas praias que foi necessário contratar os serviços fora para suprir a lacuna", lembrou Djalma Paes.

Instalações - A nova estrutura laboratorial, com cerca de 1 mil metros quadrados de área construída, será composta de dois pavimentos: térreo com 22 salas, onde serão distribuídas as salas administrativas (recepção, sala de reuniões, gerências), o setor de amostragem e o setor de biologia (laboratórios de microbiologia e hidrobiologia). E primeiro andar vão funcionar o setor de físico-química, estar dos funcionários e salas de expansão (para futuras análises que poderão ser implantadas). No primeiro andar também existe uma varanda.

Em ambos os pavimentos existem banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais, além de uma copa.