Home

Técnicos da CPRH participam de curso sobre áreas contaminadas

A engenheira química Ângela Pontes e a química industrial Maria do Carmo Tavares, da Diretoria de Controle de Fontes Poluidoras/Gerência de Monitoramento, participaram do Curso de Gerenciamento de Áreas Contaminadas, realizado pelo órgão de meio ambiente de São Paulo, a Cetesb, em  conjunto com a Agência de Cooperação Alemã - GIZ e a Agência Brasileira de Cooperação - ABC, no período de 04 a 15 de junho.

O curso foi realizado para técnicos de países da África de Língua Portuguesa e das regiões Norte e Nordeste e contou com a participação de técnicos do Ministério do Meio Ambiente de Angola; do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural de Moçambique; e dos estados Amapá, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

"Tivemos oportunidade de conhecer e também de aprofundar nosso conhecimento sobre conceitos, definições, impactos causados pelas áreas contaminadas, panorama mundial e o também os casos de contaminação de áreas com resíduos perigosos no Estado de São Paulo". Os participantes assistiram a aulas teóricas e  práticas, como: amostragem de água subterrânea, perfuração de poços, gerenciamento de aterro sanitário e remediação de área contaminada em um posto de combustíveis. O Curso foi coordenado pelo Engenheiro Rodrigo César de Araújo Cunha e uma extensa equipe da Cetesb.